Mercado Pet: Projeção de crescimento em 2022 aumenta pelo terceiro trimestre seguido
Através de levantamento realizado pelo Instituto PET Brasil a previsão é que o faturamento anual do mercado pet, especialmente o varejo pet será de R$ 59,9 bilhões, novo recorde para o setor.
A estimativa do terceiro trimestre de 2022 divulgada pelo IPB (Instituto Pet Brasil), conforme o desempenho do mercado pet até então, aponta que o faturamento do setor irá crescer 15,8% em 2022, chegando a R$ 59,9 bilhões.
A projeção anterior, feita a partir de dados do primeiro semestre, era de 14,7% (R$ 59,2 bilhões).
Dados fornecidos pelo Instituto PET Brasil
O IPB divulga trimestralmente projeções do faturamento anual. Adicionalmente, o faturamento consolidado do ano é divulgado no início do ano seguinte.
O faturamento consolidado de 2021 foi de R$ 51,7 bilhões, alta de 27% sobre 2020, que registrou faturamento de R$ 40,9 bilhões.
Para Nelo Marraccini, presidente do Conselho Consultivo do IPB, o crescimento acompanhou a tendência do setor para o segundo semestre. “Já havia uma expectativa pela aceleração ainda maior na segunda metade do ano, com a melhoria da inflação e do Produto Interno Bruto no país.
Os números apresentados nesse terceiro trimestre confirmaram essa expectativa”, destaca.
Nesta projeção atualizada (jan-set), o segmento de Pet Food, que é a venda de alimentos industrializados para animais de estimação, deverá fechar o ano com um faturamento de R$ 33,5 bilhões (56% do total).
Se a previsão se confirmar, haverá aumento de 18% em comparação ao valor consolidado do ano passado.
Em seguida, a venda de animais de estimação diretamente dos criadores tem a projeção de movimentar R$ 6,3 bilhões (10,5% do faturamento total e alta de 11,3% em relação a 2021).
Em terceiro lugar, está o segmento Pet Vet, que é a venda de medicamentos veterinários, com R$ 5,9 bilhões (9,9% do faturamento do mercado e a projeção de alta que passou de 11% no primeiro semestre para 12,5%).
Os demais segmentos são serviços veterinários (R$ 5,5 bilhões, 15,6% de alta e uma fatia de 9,3% do mercado), serviços gerais (R$ 5,3 bilhões, 9,8% e 8,8% respectivamente) e Pet Care, os produtos de higiene e bem-estar animal, (R$ 3,3 bilhões, 19,3% e 5,5%). É nessa fatia de mercado onde se encaixa os serviços de cuidados animais, como creche canina.
Oportunidade de investimento no setor
Com um aumento de 16,7% em relação a 2021, as clínicas e hospitais veterinários se mantiveram como segundo principal canal de acesso aos produtos e serviços.
Nessa projeção de faturar R$ 10,8 bilhões, as clínicas e hospitais veterinários representam 18,1% do faturamento total.
Com relação a faturamento do segmento, envolvendo produtos e serviços para o mercado PET, o Brasil assume também a segunda posição, perdendo apenas para o mercado dos Estados Unidos.
Os dados mostram resultados concretos de que o mercado brasileiro para produtos e serviços PET tem muito ainda a expandir e você, que é um APAIXONADO POR CÃES, não pode ficar de fora dessa!
Se você tem interesse em investir num mercado que cresce exponencialmente é só acessar nossa página de franquias e conhecer nosso modelo de negócio.