Fogos de Artifício: Dicas de como lidar com o medo do seu cão

10 novembro de 2022

Enquanto os humanos geralmente ficam fascinados com os fogos de artifício, para os cães esse hábito é um problema e causador de muitos traumas e estresse. Os cachorros possuem uma excelente audição e esses barulhos altos tem grande potencial para assustá-los. 

Além do barulho, o excesso de brilho das luzes quando esses fogos estouram e do excesso de pessoas em geral no ambiente em que os fogos são soltos criam um estresse e desconforto para os cães. Considerando que pela frente teremos duas grandes temporadas de fogos de artifício: a realização da Copa do Mundo e as Festas de Final de ano, resolvemos trazer algumas dicas para auxiliar na preparação desses cães para quando chegar a hora de ajudá-los a lidar com o excesso de barulho, tornando os sons menos assustadores. 

Nossos especialistas em comportamento animal indicam a preparação dos cães para esse momento com algum tempo de antecedência, e na Dog’s Ville Creche e Hotel para Cães, essa preparação começa alguns meses antes dessas datas sazonais, especialmente com foco nas Festas de Final de Ano. Como no período de festas temos uma alta demanda de hospedagens de cães que não viajam com seus tutores, e muitos desses cães são alunos regulares da nossa creche canina, esse trabalho de preparação se inicia desde cedo. 

Por isso, separamos algumas dicas de como lidar com os cães que ficam altamente estressados nessa época, e podem desenvolver sérios traumas de comportamento relacionados aos fogos de artifício. 

Se antecipe aos fogos de artifício

Pode parecer absurdo, pois não conseguimos prever quando eles chegarão, mas quando falamos de comemorações envolvendo fogos de artifício conseguimos pelo menos prever possíveis situações, como por exemplo, finais de jogos de futebol, feriados comemorativos, festas de final de ano, entre outros. Tente mapear na sua região todas as possibilidades em que os fogos possam ser soltos e se preparar para esses momentos de estresse. É com certeza o primeiro passo para auxiliá-lo nesse momento. 

Exercite bastante seu cão em dias de fogos de artifício

A gente sabe o quanto exercícios regulares são importantes para a saúde dos nossos cães, e que manter uma rotina de exercícios é uma premissa básica, mas em dias de fogos de artifício, capriche nos exercícios. Longas caminhadas enquanto o sol não se pôs ainda, corridas leves, brincadeiras em geral que vão deixar seu cão cansado. A Dog’s Ville Creche e Hotel para Cães pode ser seu grande aliado para que seu cão gaste bastante energia com brincadeiras pensadas de forma individualizada, antes de uma noite de fogos de artifício. 

Deixar ele cansado trará um efeito calmante e será menos provável que ele fique ansioso e hiperativo durante a queima de fogos.

Faça seu cão se familiarizar com os barulhos  

Alguns especialistas indicam que essa preparação pode começar até seis meses antes da temporada de fogos, mas também é possível criar essas situações nas semanas que antecedem os fogos de artifício. Uma excelente maneira de prepará-los para esse momento é colocar sons dos fogos de artifício para que eles se familiarizem com o barulho, e não sejam pegos desprevenidos. 

Além disso, mantenha seu cão dentro de casa se você souber que os fogos serão disparados próximo a sua casa, pois quando o barulho e as luzes o assustam eles tendem a fugir na tentativa de encontrar um local de segurança para eles, correndo o risco até de se machucar nesse momento. O que nos leva a próxima dica…

Crie um ambiente seguro para ele 

Quando a queima de fogos começar procure deixar seu cão em segurança dentro de casa. No conforto da casa, procure eliminar os sons exteriores com sons interiores, como uma música ou até mesmo a TV, assim ele mantém os ouvidos ocupados. Nessa tentativa de deixar os barulhos de fora não afetar os cães vale fechar portas, cortinas, tudo para amenizar o barulho e as luzes dos fogos de artifício. 

Separe também os brinquedos preferidos do seu cachorro para que ele possa brincar com eles nesse momento. Nessa hora vale também dar um mimo para ele se sentir amado e seguro, como petiscos próprios para cáes. 

Evite deixar seu cão sozinho em queimas de fogos de artifício

Carinho e amor é o que mais seu cão precisa para enfrentar esse momento de estresse e desconforto auditivo. E levando em consideração que as queimas de fogos de artifício podem gerar traumas é importante você estar por perto para amenizar o estresse. 

Em casos de viagem de final de ano, conte com opções de hospedagem para seu cão se sentir seguro e em companhia de pessoas que estarão o tempo todo com ele. A Dog’s Ville Creche e Hotel para Cães possui toda uma programação voltada para hospedagem de final de ano, com atividades personalizadas, socialização com outros cães, e o melhor, eles ficam soltos 100% do tempo e os tutores podem acompanhar os filhos de quatro patas através das câmeras que funcionam 24h por dia. 

Agende já seu Dia Experimental com nossa equipe

compartilhe

VEJA TAMBÉM

[related_post]