Dicas para manter seu cachorro confortável no verão

28 novembro de 2022

Essa época pode ser de grande dificuldade para seu pet, por isso, veja como ajudá-lo

A estação mais quente do ano está prestes a começar no Brasil, em 21 de dezembro, a nova estação que os brasileiros amam entra em vigor. No entanto, para os cães, o cuidado precisa ser redobrado, com água suficiente e atenção à temperatura do solo quando for sair com o seu pet para manter seu melhor amigo saudável e feliz durante meses mais quentes. 

Por que precisamos nos preocupar com a zona termoneutra?

A zona termoneutra é uma faixa na qual o cão pode manter a temperatura corporal sem gastar energia para aumentar a produção ou a perda de calor. Para cães, esse valor está entre 20 e 30ºC. Em dias em que a temperatura do ar estiver maior do que a do corpo do pet, o mesmo absorverá mais calor, sendo assim, o extra deve ser perdido por meio dos pés e nariz, já que não pode mais escapar apenas pela pele. 

Os animaizinhos não são capazes de lidar com temperaturas muito elevadas iguais aos humanos.Quando o ambiente está muito quente, não é possível que o excesso saia pelas patas e pelo nariz, a perda ocorre pela respiração ofegante. No entanto, alguns animais não possuem o trato respiratório eficaz o suficiente para tal feito, assim, ocorre o aumento da umidade, desidratação e podendo chegar até a síndrome das vias braquicefálicas, sendo comum em raças como pitbull e boxer, por questões genéticas, como narinas estreitas e palatos moles alongados, que dificultam o respirar. 

Comprimento do nariz está relacionado a quantidade de frio que seu pet sentirá 

Raças braquicefálicas como pug, bulldog e boxer, são aquelas cujo nariz é mais curto, dificultando assim a respiração. Já um cão com o trato respiratório normal terá mais facilidade de inspirar e resfriar por um período mais longo de tempo e o processo de passar pelo nariz e entrar nos pulmões poderá ser feito de maneira mais tranquila.  Ou seja, cães com nariz mais curto irão respirar ar mais quente no verão, pois têm menos tempo para esfriar nos pulmões. 

Além disso, o palato mole alongado que é um tecido macio que fica na parte de trás do céu da boca, pode ser irritado com a respiração ofegante, irritando as vias aéreas, fazendo com que inchem e às vezes se contraiam. É necessário ficar atento à respiração ofegante excessiva, tendo em vista que pode levar à síndrome das vias aéreas braquicefálicas, ocasionando o fechamento das vias aéreas, sendo necessário ir ao veterinário no quesito de emergência. 

Diferença entre estresse por calor, exaustão por calor e insolação

O estresse por calor é o aumento da sede e recorrência de respiração ofegante. Já a exaustão por calor se dá pela respiração ofegante e sensação de fraqueza. Por fim, a insolação, exige cuidados emergências, por se tratar de ansiedade, respiração ofegante excessiva, inquietação, salivação maior do que o normal, instabilidade, gengiva e cor da língua anormal e colapso. 

Pratique exercícios seguros

Nas atividades recorrentes do seu cão, coloque potes de água, para manter a hidratação em dia. Além disso, uma pequena piscina infantil ou um conjunto de irrigação de quintal é perfeito para manter a temperatura corporal baixa e ainda garantir a diversão. Caso esteja praticando exercícios na área externa, verifique sempre a condição física do seu pet e certifique-se de não ter estresse, exaustão ou insolação. 

Por fim, sempre que for sair de casa, coloque a mão no chão e sinta se a temperatura do asfalto é adequada para seu pet. Um simples teste de toque pode ser realizado para determinar se é ou não indicado sair, coloque sua mão no concreto por 7-8 segundos. Caso você não consiga manter sua mão, está quente demais para seu pet. A queimadura da pata exige ida ao veterinário e possível medicação, por isso, o mais indicado é a prevenção. 

 

compartilhe

VEJA TAMBÉM

[related_post]